Ajudando voce a gerenciar sua saúde!

Projeto Click & Block

Imagine que sua meta é ter o conhecimento e o poder de otimizar sua saúde. Definir a qualidade de vida que quer ter ao longo da vida, independentemente de sua herança genética e terreno biológico. A sua saúde está em suas mãos. As decisões tomadas hoje se refletirão amanhã na sua longevidade saudável ou em sua má qualidade de vida futura.

A epigenética nos permite afirmar hoje que conseguimos evitar desenvolver ou “expressar” as doenças que herdamos em pelo menos 73%, implementando ações que modifiquem o estilo de vida. A herança genética teria um peso de em torno de 17% associado a 10% de “outros fatores” segundo pesquisa da Universidade de Harvard veiculada no www.becoaching.com.br

A Medicina do Estilo de Vida aplicada no programa TAKE CARE da Rio Sport Center http://www.facebook.com/takecare (idealizado pela Drª Silvia Lagrotta) implementa as mudanças necessárias à melhora da qualidade de vida e recuperação funcional do interessado em cuidar de forma inteligente sua saúde em vez de focar na doença. Uma equipe multidisciplinar (medica geriatra, nutróloga, nutricionistas, psicólogas e educadores físicos) gerencia a recuperação da saúde e a manutenção dos resultados.

Segundo o Dr. Alexandre Ghelman da Interativa Saúde www.interativasaude.com.br “o indivíduo pode fazer mais para a sua própria saúde e bem-estar do que qualquer médico, hospital, remédio ou equipamento medico exótico”. A auto responsabilidade é parte do processo para uma vida mais plena, diz ele.

Outro site, o da Sociedade Brasileira de Wellness Coaching www.sbwcoaching.com.br sustenta que “o wellness coaching é o processo que acelera a realização de mudanças de comportamento duradouras a fim de se alcançar níveis elevados de bem-estar e saúde”.

Mas segundo o Dr. David Agus, oncologista americano autor de best-sellers como a “Vida sem doenças” e “Guia rápido para uma vida longa”, a “prevenção é uma ideia difícil de promover. Todos queremos viver despreocupados agora e sofrer as consequências mais tarde”.

A conscientização para a senilidade responsável e de qualidade é uma necessidade frente à crescente epidemia de doenças crônicas degenerativas e o consequente aumento da agonia de uma morte anunciada, lenta e dolorida. Envelhecer com qualidade e morrer com dignidade. De preferência dormindo, depois de desfrutar de uma longa e feliz existência. Utopia? Não creio. Hoje é uma realidade possível!
Corpo e mente em equilíbrio harmonioso, ajudando a manter a homeostasia.

A base do coaching é a utilização de ferramentas que ajudem a mobilizar forças internas e recursos externos para uma mudança sustentável! Em saúde, estratégias de promoção de saúde e bem estar com foco no potencial de cada indivíduo aliadas a algumas ferramentas de coaching têm a capacidade de equilibrar o binômio saúde-doença e ressignificar positivamente a saúde no envelhecimento.

Interessante a possibilidade de uso da ferramenta SBCoaching, “House of Change”, um modelo sistemático de mudança onde se identificam objetivo/meta e listam valores e propósitos influenciando pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Outra ferramenta é a Análise do Campo de Força (powerscript) que identifica as forças propulsoras (para fortalece-las) e as forças contrarias (para minimizar a resistência).

Desenvolver competências emocionais para não comprometer os resultados da mudança de estilo de vida, conseguir administrar comportamentos e manter uma atitude proativa são requisitos necessários para implementar (e consolidar) as mudanças necessárias para o empoderamento individual na gestão do processo da sua saúde.

Minha proposta hoje é identificar numa amostragem aleatória (não controlada) as forças propulsoras e as competências emocionais identificadas como essenciais à mudança no paradigma da saúde, assim como as forças contrarias que sabotam os esforços individuais.

QUESTÕES:

Se você tivesse certeza de que poderia mudar sua qualidade de vida e bem-estar a curto, médio e longo prazos, o que você apontaria como:

1- As forças propulsoras (o “click” que alavancaria essa mudança)
2- A competência emocional (necessária tanto para deixar a zona de conforto quanto para sustentar a mudança de estilo de vida)
3- As forças contrárias (o“block” que poderia travar e comprometer a mudança)

Este projeto é fruto da aplicação da ferramenta pirâmide do sucesso (Geronimo Theml) modificada por Jana Carvalho, usada na identificação das etapas necessárias para levar a termo um projeto de maior abrangência em saúde: o Projeto Longevidade Saudável

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s